Sensibilidade dentinária

dentes sensiveis2Por que muitas pessoas sentem os dentes sensíveis ao tomar algo gelado ou quente?

Sentem dor quando comem algo doce ou ácido? Ou simplesmente quando escovam os dentes ou ao tocá-los?

A sensibilidade dentinária é causada por uma dor aguda e rápida, quando os dentes são expostos a estímulos, sem que haja algum tipo de patologia dental.

As pessoas não costumam saber que 80% dos problemas dentários comuns, como cáries e amarelamento, podem ser causados por ataques ácidos e pela erosão do esmalte, devido à dieta atual.

Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.dentes sensiveis

A dentina tem um grande número de poros ou túbulos microscópicos que vão da face externa do dente até a polpa, no centro.

Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, causando sensibilidade.

Qual seria o tratamento mais indicado?

Primeiramente procurar um cirurgião-dentista para verificar a causa da sensibilidade dentinária. Diagnosticado a causa, ele poderá indicar alguns tratamentos como aplicação de verniz nas áreas afetadas, aplicação de laser, escovação com pastas apropriadas, restaurações dos dentes afetados, aplicações periódicas de agentes que diminuam a erosão do esmalte.