O bruxismo ou briquismo, hábito de apertar e ranger os dentes é comum em cerca de 15% da população. Os pacientes podem sofrer fortes dores de cabeça, desgastes dos dentes e distúrbios na articulação têmporo-mandibular (ATM). É uma desordem funcional que tem essas ações como suas principais características, ocorrendo com maior predominância durante o sono.

Este hábito parafuncional faz com que o paciente seja prejudicado durante o dia também. Acomete todas as idades e está bastante relacionado com o nível de estresse.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça tensionais, ou seja, o trabalho excessivo dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido etc. Outro problema decorrente é a dor da ATM, estando relacionada a estalos, travamento, restringir a abertura de boca. Alguns pacientes também relatam sentirem os dentes sensíveis ao ingerir alimentos gelados, ácidos ou salgados, devido ao desgaste dos dentes e exposição da dentina.

As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que possam ser:

• Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão.
  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão).
  • Outros problemas do sono, como a apneia do sono.
  • Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças).
  • Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca.
  • Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, como certos medicamentos antidepressivos.
  • Complicação de alguma doença, como a doença de Huntingtonou doença de Parkinson.

A cura total para o bruxismo ainda é desconhecida. O tratamento consiste primeiramente em reconhecer o problema e tentar achar as suas causas no dia a dia. A terapia mais indicada atualmente pelos médicos e dentistas é para o alívio dos sinais e sintomas da articulação temporomandibular associada ao bruxismo, através da utilização de placas interoclusais. Estas placas são responsáveis por reduzir a atividade dos músculos durante a noite e proteger os dentes dos desgastes provocados.

Também conhecido como “toxina botulínica”, o botox é um meio seguro para o tratamento do bruxismo. Ele ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão.

E tem tido espaço na odontologia quanto ao tratamento do sorriso gengival, bem como para diminuir dores que podem ser provenientes do apertamento dentário, fazendo com que alivie as dores de cabeça e relaxando os músculos da face, provocados pelo bruxismo.

O bruxismo não é um transtorno perigoso, pode causar dano permanente aos dentes e dor desconfortável na mandíbula, dores de cabeça ou dor de ouvido. Por esta razão, é importante procurar um dentista e buscar, em conjunto a ele, a melhor forma de tratamento.