O clareamento dental é o tratamento estético mais procurado atualmente por ser um método eficaz, seguro e de fácil execução. Assume um papel importante na odontologia cosmética, possibilitando o restabelecimento da cor e da estética, sendo um tratamento de fácil acesso por parte dos pacientes e de técnica relativamente simples. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que estejam íntegros, sem muitas restaurações.
As causas que provocam alterações de cor nos dentes são variadas. Se é apropriado clarear ou não, bem como a eficiência do procedimento, dependerá, de forma geral, da fonte de escurecimento, que pode ser causado por agentes externos (cigarro, higiene oral deficiente, café, alimentos pigmentados ou com muito corante) ou agentes internos (medicamentos, tratamentos de canal ou restaurador).
Para retirar essas manchas, o agente clareador penetra no esmalte e dentina que estão escurecidos, liberando oxigênio, que por sua vez, “quebra” as moléculas de pigmentos, tornando os dentes mais claros.
Existem dois tipos de clareamento: a) o de consultório: pode ser feito com laser ou fotopolimerizador. O dentista isola os dentes (com um lençol de borracha ou uma barreira, um protetor gengival) e aplica um oxidante forte; b) doméstico ou caseiro: o paciente, sob orientação do dentista, faz uso de um gel oxidante fraco diariamente em casa.
O tempo de tratamento varia para cada caso, sendo em média, de 7 a 10 dias para o clareamento doméstico e tem duração de um a dois anos, podendo haver necessidade de uma manutenção. Os dentes nunca voltam a escurecer como antes.
O paciente precisa saber também que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas, pois as restaurações não sofrem ação dos agentes clareadores, parecendo que estão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
O tratamento pode ser feito em qualquer idade, sem contra-indicações. Mas por precaução, deve-se evitar em gestantes ou na fase de amamentação.
Clareamento caseiro
Clareamento de consultório
Antes e depois (Clareamento)
Deixe uma resposta